25/04/2017

Leia e ele virá! #2.4

No seguimento do post anterior, hoje vou abordar outro livro que gosto bastante:

a-cancao-de-troia

A Canção de Tróia [1998] é mais uma grande obra sobre a lendária guerra de Tróia. Colleen McCullough apresenta-nos a sua versão desta guerra que durou imenso tempo. Muito mais do que esperavam todos os seus intervenientes, estou certo disso. Numa narrativa envolvente, a escritora coloca-nos perante todos os acontecimentos que marcaram a guerra, desde o que a antecede, passando pelo que vai ocorrendo durante o cerco de Tróia até ao seu desenlace. Para tal, Collen apresenta-nos a história sob uma infinidade de perspectivas, já que o livro é narrado pelas inúmeras personagens que fizeram parte nesta saga, entre elas:

Príamo - Rei de Tróia;

Helena - Princesa grega que foge de um casamento insosso e se torna o principal motivo para esta guerra acontecer;

Páris - Um dos filhos do Rei Príamo, o Príncipe Páris é descrito como um homem belo, que se deixará enfeitiçar pela igualmente bela Princesa Helena;  

Aquiles - Um Príncipe semi-deus, cujo destino é ser o maior dos Homens;    

Heitor - Um dos filhos do Rei Príamo, é o antagonista de Aquiles;

Ulisses - Engenhoso rei de um reino distante, com a sua personalidade misteriosa e subtil, consegue sempre atingir os seus objectivos;

Agamémnon - Rei dos Reis, ele é irmão de Menelau, o marido de Helena. Homem arrogante e orgulhoso, será a causa de muitos infortúnios para os gregos;


Cada uma das personagens narra um capítulo, à vez. Este tipo de narrativa é mais incomum e na minha opinião é bastante enriquecedor. Outro ponto que me agradou foi a forma como a autora nos mostra as relações homo-afectivas, todas elas encaradas com bastante naturalidade. Existe também a presença contínua dos deuses, que influenciam, à sua maneira, o destino dos Homens. Aqui temos uma narrativa que nos mostra que nem sempre os personagens maus são assim tão maus, nem os bons assim tão bons. A autora permite-nos compreender os motivos e razões para cada um agir da forma que age, o que faz toda a diferença.

Se vocês são fãs da mitologia grega e da Guerra de Tróia, este é daqueles livros que não podem deixar de ler!

Avaliação João: 10/10

12 comentários:

  1. Excelente dica literária. Sou amante da Mitologia também ...

    Beijão

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Paulo! É bem verdade, a Mitologia tem algo de muito especial! Adoro ler sobre as estórias dos deuses e de como eles se relacionavam entre si!

      Abreijos :)

      Eliminar
  2. Querido amigo, demorei um pouquinho para te visitar, (minha filha estava me visitando), eu matando as saudades!
    Amei ler e ver aqui, esse livro me encantou, demorei ao ler para poder sentir todas as nuances de uma história escrita com esmero ímpar pela autora, amo os livros dela, pena que ela morreu, pois se estivesse viva ainda estaria escrevendo essas maravilhas, talvez não porque já estava idosa, mas fico pensando, pessoas como ela não poderiam morrer, deveriam viver uns cento e cinquenta anos!
    Bem dissestes no final, quem é fanático por mitologia, principalmente a grega, não pode deixar de ler essa maravilha, eu já li duas vezes, rsrs, comigo tudo tem de ser assim, bem intenso!
    Abraços bem apetados!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ivone!
      Ora essa, vens quando podes! Na verdade eu também tenho estado ausente da blogosfera. Tenho estado a trabalhar numa nova estória, vamos a ver o que vai sair daqui! rsrs
      Eu gostei muito de ler este livro, também já o li duas vezes. Não o tinha, quando o li foi por empréstimo da biblioteca pública, mas entretanto consegui arranjar uma versão digital! quem sabe não releia uma terceira vez! rsrsrs

      [Mas não agora que ando a ler outros livros e a escrever também!]

      Abreijos para ti e tua família! ^^

      Eliminar
    2. Que bom, tenhas toda a dedicação em escrever, pois não há nada mais gratificante!
      Abraços meu amigo, eu por mim sempre virei aqui conferir suas linda escritas!

      Eliminar
    3. É verdade! É uma experiência muito gratificante! Estou a explorar outra forma de escrever, gosto desses desafios que faço a mim mesmo! Vamos a ver o que vai sair daqui! ;)
      Beijinhos :)

      Eliminar
  3. Gosto imenso das histórias acerca de Troia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também gosto! Aliás, tudo o que envolva mitologia, já é um ponto a favor! :P

      Eliminar
  4. Adoro mitologia, e acho que ia gostar de ler!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ana, que bom! Podes enviar-me o teu email? já procurei nos teus espaços, mas ainda não encontrei. Posso enviar-te alguns livros em versão digital, dos que já abordei aqui no blog!
      Abreijos :)

      Eliminar
  5. Quando você diz que cada personagem narra a trama, seria em primeira pessoa? Sobre o livro, já conhecia a história (como a grande maioria), mas preciso admitir que fiquei com vontade de ler para ter uma visão melhor do desenrolar disso tudo. Com certeza adicionarei à minha lista.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carlos!
      Sê bem-vindo ao Entrelinhas! ^^
      Sim, estás correcto! Cada personagem narra a história na primeira pessoa e narra a partir do seu ponto de vista, o que nos permite compreender as motivações de uns e de outros, o que torna a história muito enriquecedora! ^^

      Eliminar

Olá! O teu comentário é sempre bem-vindo!
Comenta, opina, expressa a tua opinião! Este espaço é teu!

Se quiseres contactar connosco, envia-nos um email para:

entrelinhasdirecionadas@outlook.pt

Esperemos que tenhas gostado do blog e que voltes sempre!

Entrelinhas Direcionadas: Felizes Aqueles Que Sabem Ler Nas Entrelinhas! | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © 2016 | POR:
COMPRE AQUI O LAYOUT QUE SEU BLOG MERECEBILLION DOLLAR LAYOUTS