21/03/2017

Leia e ele virá! #2.1

Começa hoje a segunda temporada de "Leia e ele virá!"

A partir de agora, os livros apresentados nesta temática terão uma avaliação, umas vezes dada por mim, outras vezes dada pelo Jonas e noutros casos, dadas pelos dois. De igual forma, existirão livros que terão direito a uma crítica.

Para hoje, temos o livro...

achilles-song
Esta é a capa do livro na versão portuguesa

a-cancao-de-aquiles
Esta é a capa do livro na versão brasileira

O Canto de Aquiles [A Canção de Aquiles] [2012] é talvez uma das mais bonitas obras que foram escritas sobre a Guerra de Tróia. Este livro foi inspirado na "Ilíada" de Homero. A obra é narrada na primeira pessoa, através do príncipe Pátroclo. Este, ainda em criança, comete um homicídio acidental e o pai dele, um rei horroroso e desprezível, encaminha-o para o exílio, no longínquo reino de Ftia. Em Ftia, Pátroclo conhece o príncipe Aquiles, de quem se tornará o melhor amigo, irmão de armas e companheiro de todas as horas.

Eis os protagonistas [numa versão "fanmade"]:

patroclus-the-song-of-achilles
Pátroclo é um rapaz tímido. Depois do incidente onde matou outro rapaz por acidente, nunca mais quis pegar em armas. Ele tem um coração de ouro e expressa uma profunda adoração e amor por Aquiles.



achilles-the-song-of-achilles
Aquiles é meio mortal, meio deus, já que é filho da deusa Tétis. Demonstra desde pequeno uma presença quase divina, aos olhos de Pátroclo. Aquiles é um rapaz orgulhoso, destemido, corajoso e destinado a ser o melhor dos homens. Depois de conhecer Pátroclo, nunca mais o abandonará.

A autora do livro, que levou 10 anos a escrevê-lo, apresenta-nos uma obra exemplar. Este é um livro extremamente recomendado a todas as pessoas que apreciam mitologia, histórias sobre a Guerra de Tróia e claro, pessoas que gostam de ler romances! A leitura é acessível e apaixonante. Tudo no livro é descrito de forma inteligente. Os momentos mais íntimos entre Pátroclo e Aquiles são narrados de forma muito subtil. Já li este livro várias vezes e ainda assim, continuo a chegar ao fim do livro "derretido" com a história de amor! Definitivamente, este é um daqueles livros que nos faz pensar e descobrir o que significa afinal ser homem! Este é um dos livros que irei ler aos meus filhos, quando os tiver! [risos] 

Eis uma passagem do livro:

"Ele abriu os olhos e disse:

- Cita um herói que tenha sido feliz. 

Pensei um pouco. Héracles enlouquecera e chacinara a família; Terseu perdera a noiva e o pai; os filhos de Jasão e a segunda esposa foram assassinados pela primeira; Belerofonte matara a Quimera, mas ficou aleijado ao cair do dorso de Pégaso.

- Não consigo. 

Ele sentou-se inclinado para a frente. 

- Não, não consegues. Eu sei disso. Os deuses não permitem que sejamos famosos e felizes. 

Aquiles franziu o cenho. 

- Vou-te contar um segredo. 

- Conta-me. 

Eu adorava quando ele comportava-se assim.
- Eu serei o primeiro. 

Ele segurou a minha mão e pousou-a na sua.

- Jura.

- Porquê que eu devo jurar?

- Porque tu és a razão. Jura.

- Eu juro. - murmurei, perdido nas cores luminosas do seu rosto, na chama dos seus olhos.

- Juro. - ecoou ele."


Avaliação João: 10/10

6 comentários:

  1. Acho que eu gostaria de ler... vou procurar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana!
      É um livro bonito, que vale a pena ser lido!
      Abreijos :)

      Eliminar
  2. Meu amigo, estou lendo aos poucos, mas confesso, depois que li a Canção deTróia, acho que pra mim essa versão da Guerra de Tróia é muito romântica, mas gosto de ler para chegar a uma conclusão.
    Mesmo porque, se eu disser mais estarei contando a estória que muitos poderão querer conferir, vale a pena sim, quem ler pela primeira vez sobre essa guerra que ninguém sabe se realmente aconteceu, foi mencionada pela primeira vez por Homero.
    Ler é tudo de bom, ainda tenho esse maravilhoso hábito!
    Abraços bem apertados!



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ivone! Eu confesso que adoro a Guerra de Tróia! Estudei, li e traduzi excertos da "Ilíada" e da "Eneida" nas aulas de Latim. Na escola que frequentei, fui dos poucos que queria também ter aulas de Grego Antigo, mas como éramos poucos, tive de me contentar em ter História! [rs]

      A "Canção de Tróia" é outra obra magnífica. Adoro a forma como Colleen McCullough nos apresenta a saga. É outro dos livros que merece a nota máxima, este pela originalidade narrativa! Além desses, ainda li "A Odisseia de Homero", com as aventuras a incidirem em Ulisses, antes, durante e depois da Guerra de Tróia.

      Se tiveres oportunidade de ler, lê!

      Abreijos :)

      Eliminar
  3. Gosto da mudança e fiquei curioso pelo livro

    excelente dica ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Francisco!
      Eu também estou contente com as mudanças aqui no blog! Acho que o blog ficou muito mais bonito! ^^

      O livro é bom, vale a pena ler!

      Abraço :)

      Eliminar

Olá! O teu comentário é sempre bem-vindo!
Comenta, opina, expressa a tua opinião! Este espaço é teu!

Se quiseres contactar connosco, envia-nos um email para:

entrelinhasdirecionadas@outlook.pt

Esperemos que tenhas gostado do blog e que voltes sempre!

Entrelinhas Direcionadas: Felizes Aqueles Que Sabem Ler Nas Entrelinhas! | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © 2016 | POR:
COMPRE AQUI O LAYOUT QUE SEU BLOG MERECEBILLION DOLLAR LAYOUTS