Existo, logo penso! #1.19 [PT]


A cerimónia dos Óscares já foi quase há um mês, mas só agora vou falar neles. Isto porque, pela primeira vez na minha vida, fiz duas coisas:

* Assisti à cerimónia dos Óscares em directo pela televisão, do princípio ao fim, com aquela gafe monumental mesmo a terminar a cerimónia; 

* Assisti a todos os filmes que estavam nomeados na categoria de Melhor Filme, a fim de poder escrever este post;


Chamem-me ingénuo, mas a verdade é que até esta edição, eu nunca me tinha questionado sobre a cerimónia em si. Basicamente, a festa dos Óscares é "apenas" uma celebração norte-americana, para coroar o melhor cinema estado-unidense. Isso deixou-me surpreso. Pensei que estávamos a falar dos melhores filmes a nível mundial? Só que não! :/

A cerimónia em si é longa e aborrecida. Claro que existe aquele glamour. Ver as estrelas a desfilarem na passadeira vermelha, elas com os seus vestidos espampanantes e os galãs todos vestidos de igual - ou quase. Isso é giro, mas...  "Next!". Já a cerimónia conta com muitos momentos de diversão criados pelos apresentadores. O tema principal desta edição foi o Presidente dos Estados Unidos ou não fosse ele e a sua maneira peculiar de ser já bastante polémica.  

Quanto aos prémios em si, eu não faço a mínima ideia de quais serão os critérios que os "juízes" usam para avaliarem e escolherem os melhores filmes. Dinheiro? Especulação? Manobras de bastidores? Exigências do público? Sinceramente... Não sei! 

Como disse acima, eu vi todos os filmes nomeados, a fim de poder escrever este post. Na altura em que Moonlight ganhou, eu ainda só tinha visto 3 dos filmes nomeados - La La Land, Moonlight e Manchester by the Sea. Na altura, fiquei satisfeito por ganhar o Moonlight. Afinal, era um filme que aborda, ainda que ligeiramente, a questão gay. O foco principal deste filme é a vida de um rapaz, desde a sua infância até à fase adulta, marcada pela violência emocional imposta por uma mãe com problemas de dependência química e as dificuldades do rapaz em se adaptar ao meio onde vivia, junto com as dúvidas e anseios sobre a sua sexualidade. O filme é baseado na experiência de vida do próprio realizador.

Depois de começar a ver os filmes que me faltavam, comecei a questionar-me sobre a vitória. Será que Moonlight era de facto o justo vencedor? Recordo-me que o ano passado houve uma grande polémica com os Óscares. Muitos actores queixaram-se que eram poucas as vezes que os actores negros ganhavam os Óscares nas categorias mais importantes.

Agora que vi todos os filmes, as minhas dúvidas dissiparam-se. Moonlight é bom, mas havia melhor. Lion? Muito bom! Hidden Figures? Excelente! Hacksaw Ridge? Inspirador! Qualquer um destes filmes merecia ter levado o prémio para casa, até porque as histórias destes filmes são melhores que Moonlight, na minha opinião.O mesmo para os actores. Emma Stone, em La La Land, não me convenceu. Faltou-lhe um pouco mais de "sal". Meryl Streep não estava no papel da sua carreira, mas fez uma interpretação espectacular no filme Florence Foster Jenkins.

De igual forma, Casey Affleck, em Manchester by the Sea, esteve muito bem, num papel difícil e complexo, mas houve melhor. Andrew Garfield, em Hacksaw Ridge, teve uma actuação fantástica! Eu não sou grande fã de filmes de guerra, mas rendi-me a este, muito por causa do desempenho do actor e da própria história.

Como dizem por aí, "cada cabeça, sua sentença". Assim sendo, vejam os filmes e tirem as vossas próprias conclusões! Todos os filmes serão abordados futuramente na temática "My Movies!" ^^

Comentários

  1. Cada cabeça sua sentença mesmo. Eu não sigo nada de premiação e nem crítica. Apenas me informo delas. Se me apeteceu vou ver de tiro minhas conclusões. S baterem com a dos críticos e premiadores ótimo para eles. Se não! ... #avacagá ... fico com a minha opinião que é a que importa pois foi eu que assisti e gostei ou não ... rs

    Beijão

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso mesmo! Mas desta vez escolhi fazer deste jeito. Valeu a pena. ;)

      Abreijos :)

      Eliminar
    2. Gostei muito do Lion e dos Elementos Secretos ;)

      Eliminar
    3. Eu também gostei muito dos dois! Esses ou o Hacksaw Ridge seriam os meus justos vencedores. :)

      Eliminar
  2. Que bom ler por aqui, ainda não assisti a esses filmes mencionados, mas como você e o Paulo, eu não me importo muito com a opinião da crítica sobre os filmes, pois às vezes adoro filmes que são criticados pessimamente, sou uma pisciana incorrigível em questões de sensibilidade, choro e choro muito, quando vou ao cinema com meu marido, ele logo olha pra mim, srsr, pois é!
    Amei ler aqui, deixo abraços apertados!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade Ivone! Eu também tenho alturas em que não compreendo as críticas. Existem filmes realmente bons e que muitas vezes passam ao lado até do circuito comercial e olha, até conseguem ser melhores que os que vencem Óscares e outros prémios.

      Valeu a pena ter feito esta experiência. Além de ter um "lote" de filmes para apresentar aqui no blog, tenho mais algum temas de conversa para falar com amigos que também gostem de cinema e alguns dos filmes permitiram-me conhecer melhor histórias de vida reais, como é o caso do "Florence Foster Jenkins", que conta-nos a história de uma senhora com o mesmo nome e que sonhava ser uma diva da música ou "Jackie", que nos mostra a esposa do Presidente Kennedy, nas semanas que antecederam e se seguiram à morte do marido e como ela vivenciou tudo isso.

      Abreijos para ti e família. :)

      Eliminar
    2. Oi querido amigo João, obrigada por responder, gosto dessa interação, quando percebo isso sempre volto para ler!
      Algumas vezes também respondo no meu espaço, nem todos voltam, mas mesmo assim gosto disso, comunicação é tudo de bom!
      Abraços apertados!

      Eliminar
    3. Eu sou assim! :)
      Gosto de responder a todos os comentários que me deixam, é uma forma de interagir com as pessoas que me lêem por aqui! :)
      Concordo com a Ivone!
      Abreijos :)

      Eliminar
  3. Também considerei a cerimónia muito longa e aborrecida. Escrevi isso em outra rede social e fui criticado. Enfim.

    Não me irei repetir. Já falei, quanto aos Oscars, o que havia a falar. Concordo contigo em traços gerais, como sabes.

    um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não ligues ao que os outros dizem. Cada um tem o seus gostos. Qual o mal de termos achado a cerimónia aborrecida? É verdade! [risos]

      Espero que tenhas oportunidade de ver os filmes dos Óscares que ainda não viste. Pelo menos o "Hacksaw Ridge" e o "Contacto" - embora sejam dois tipos de filmes que não serão propriamente do teu gosto, como não foram do meu [risos], mas são interessantes pela sua história e complexidade, no caso do Contacto.

      Um abraço :)

      Eliminar

Enviar um comentário

Olá! O teu comentário é sempre bem-vindo!
Comenta, opina, expressa a tua opinião! Este espaço é teu!

Se quiseres contactar connosco, envia-nos um email para:

entrelinhasdirecionadas@outlook.pt

Esperemos que tenhas gostado do blog e que voltes sempre!

Mensagens populares deste blogue

Sexo oral. Porém escrito!

Projecto "Baleia Arco-Íris" [Update]

Animal X Animal