1 Ano de "Entrelinhas Direcionadas"!

Pois é... Hoje é um dia especial aqui no Entrelinhas Direcionadas. O blog acaba de completar o seu primeiro ano!

happy-birthday
"Foi aqui que pediram um bolo? Eu ajudo a soprar as velas!"
Aconteceu tanta coisa ao longo deste ano que nem sei por onde começar. Com a idade, creio que cada ano que passa parece tornar-se maior. Se existem alturas em que o tempo voa, existem outras em que vai acontecendo tanta coisa ao mesmo tempo que acabamos por nem saber a quantas andamos. Claro que isto pode ser visto tanto pelo lado menos bom, como pelo lado bom.

Fazendo uma retrospectiva, posso dizer que este primeiro ano foi um ano que começou difícil. O meu estado de saúde estava mau, ao ponto de eu ter que ficar ligado a uma máquina de oxigénio todas as noites. Assim foi durante quase meio ano. isso acabou por influenciar e condicionar bastante a minha vida, já que me provocou uma alteração nos hábitos e estilo de vida. Hoje em dia ainda tenho cuidados ao sair à noite e reduzi consideravelmente as saídas nocturnas.

Mas nem tudo foi mau.

Ao estar mais por casa, pude dedicar mais tempo ao que gosto de fazer. Vi mais filmes do que via até então. Li mais livros, se bem que muitos foram lidos em base de pesquisa e não de "prazer literário". Isso porque também ao longo deste ano que passou escrevi não uma, mas duas histórias. ambas as histórias eram importantes, já que faziam parte da Trilogia "Sombras da Luz", que por sua vez é uma Sub-Saga da Heptalogia "Vírgulas do Destino".


"Sombras da Luz: Skyfall" foi, talvez, dentro das histórias que escrevi ao longo deste primeiro ano de blog, a que mais gostei de escrever. A começar pela música que dá mote ao "genérico".

O tema desta trama é cantado por membros do Coro do Exército Vermelho
[Ligeiramente alterado para esta obra.] 

Quando projectei a saga "Sombras da Luz", o meu objectivo era escrever e deixar a história intermitida, ou seja, a história acabar abruptamente. Claro que às vezes estas coisas funcionam bem no universo das ideias, mas na prática, ainda mais em contexto de blog, não é bem assim. De facto, "Sombras da Luz: Skyfall" acaba por terminar de forma inesperada, mas os leitores compreendem que a história terá a continuação e posterior conclusão. Seria "injusto" que tudo acabasse daquele jeito. No entanto, deu-me imenso gosto, enquanto escritor, escrever assim.



Por seu lado, "Sombras da Luz: Entardecer" merece o seu lugar ao sol também. Por todos os motivos. É a história que encerra a heptalogia. Assim sendo, ela tornou-se à medida que a ia escrevendo, muito emocionante. Não sei se com outros escritores isso acontece, mas eu levo sempre algum tempo a desligar-me das histórias e dos personagens que foram nascendo na minha imaginação ao longo das histórias. Para além disso, escrever esta heptalogia mexeu com memórias do meu passado e com isso, houve muitos momentos em que escrevia e chorava ao mesmo tempo. Mas eu não vejo isso como algo mau, muito pelo contrário. Talvez tenha conseguido passar aos leitores a mensagem que pretendia passar. "Sombras da Luz: Entardecer" teve muitos momentos emocionantes. Eu acredito que o final da história seja considerado "inesperado" por parte dos leitores que acompanharam tudo o que escrevi. Mas para mim, aquele foi o final mais "justo". Sempre que crio uma história, projecto vários finais para ela.

A capa provisória do livro "Vírgulas do Destino: Prisioneiros do Amor"

Assim foi em "Vírgulas do Destino: Prisioneiros do Amor"- que teve direito a um final diferente do que apresentei da primeira vez - isto para os leitores que acompanharam a história num dos meus antigos blogs. O desenlace publicado aqui no "Entrelinhas Direcionadas" é o final "oficial".

Caso ainda não tenham lido as minhas histórias, basta clicarem no separador "Contos", que encontram lá todos os capítulos de todas as histórias destas duas sagas. Encontram lá outros contos também, esses vocacionados a um público mais jovem, já que são contos infantis. Espero no futuro continuar a escrever e publicar tanto contos infantis, como histórias para um público mais "maduro".

No que diz respeito a livros que li e me tenham tocado profundamente, como grande parte das leituras se inseriu em contexto de pesquisa, não será muito justo apresentar um livro como favorito.

Algumas das figuras que partiram ao longo deste período
A nível de acontecimentos que marcaram este primeiro ano, temos a partida de muitas estrelas do universo cultural do Mundo inteiro. Foi um ano onde ficamos visivelmente mais pobres em vários campos - literatura, política, música, arte e cinema.

O extremismo e fanatismo religioso levaram ao "ressuscitar" de ódios camuflados 

Não menos importante foi a escalada do extremismo islâmico, sob a forma de inúmeros atentados um pouco por todo o mundo, atacando com alguma frequência locais da Europa. Isso levou à aplicação e a dureza de medidas por parte dos governantes e a um aumento do populismo fácil e do ódio que estava apenas camuflado. Não só ódio xenófobo, mas também homofóbico e racista.

Foi durante este período que o Reino Unido disse "Adeus!" à Europa, deixando a Alemanha e a França a conduzirem o "Titanic"

Graças aos discursos de medo, naquela que é considerada por muitos a maior potência do Mundo, Donald Trump chegou ao poder. Cedo mostrou que iria ser um Presidente determinado. Praticamente todos os dias ele é alvo de notícia.

Devido às novas politicas de imigração, até a Estátua da Liberdade achou melhor pedir "asilo" ao Canadá...

Bom, mas nem tudo foi mau. No Brasil, tivemos os Jogos Olímpicos, dedicados ao Clima:

Os Jogos Olímpicos de 2016 foram celebrados na "Cidade Maravilhosa" - Rio de Janeiro

Portugal também teve o seu motivo para festejar, ao vencer a França na Final do Campeonato Europeu de Futebol!

A selecção das "Quinas" e o seu treinador 

E agora, que já fizemos um retrospectiva do que foi o primeiro ano do blog, eis algumas das coisas que os leitores podem contar para este novo ano, que começa com este post:

* Novas temáticas no blog;

* Novas histórias;

* Novidades nas temáticas "My Movies" e "Leia e ele virá!"

* Mais peças para juntarem no "Quebra-Cabeça"!  


Quanto ao resto, terão de esperar para ver! [risos]

Por fim, gostava de deixar um sentido agradecimento a todas as pessoas que de uma forma ou de outra vão interagindo com o blog. Espero que continuem a visitar-nos e a deixarem os vossos comentários e sugestões, seja no blog, seja através do novo email:

entrelinhasdirecionadas@outlook.pt


E porque é dia de festa, juntem-se a nós para apagarmos todos juntos as velas do bolo que este generoso amigo trouxe para nós! [risos]

"Tchiii...! Onde será que deixei a prenda...?"

Comentários

  1. Parabéns ao João, ao Entrelinhas e a todos os projetos ... Vida londa a todos vocês pois fazem a diferença em BlogsVille..

    Beijão

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Paulo!
      Muito obrigado pelos votos! Em meu nome, do Jonas e em nome do Entrelinhas, esperemos ficar por cá entre vocês muito tempo!
      Abreijos! :D

      Eliminar
  2. Parabéns ao blog e à todos os que o mantém, embora com um dia atrasado, aos poucos irei conhecendo o trabalho de vocês!
    Abraços apertados!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Ivone! Quem escreve o Entrelinhas sou eu e o Jonas, que para já escreve os textos inseridos na temática "Esqueleto".

      Abreijos :)

      Eliminar
  3. Parabéns pelo aniversário do blogue. É um prazer passar por aqui. :)

    um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelas palavras Mark!
      Igualmente dizemos o mesmo a respeito do teu espaço! ^^
      Um abraço. :)

      Eliminar

Enviar um comentário

Olá! O teu comentário é sempre bem-vindo!
Comenta, opina, expressa a tua opinião! Este espaço é teu!

Se quiseres contactar connosco, envia-nos um email para:

entrelinhasdirecionadas@outlook.pt

Esperemos que tenhas gostado do blog e que voltes sempre!

Mensagens populares deste blogue

Sexo oral. Porém escrito!

Projecto "Baleia Arco-Íris" [Update]

Animal X Animal