09/11/2016

My Movies! #1.45 [PT]

Hoje trago até vocês aquele que é considerado o mais terrível filme da história do cinema. Ainda assim, surpreendeu-me mais Trump ter sido eleito para Presidente do que este filme, que vi no serão de domingo.

SALO-O-LE-120-GIORNATE-DI-SODOMA

Salò Ou Os 120 Dias de Sodoma [1975] é o último filme do realizador Pasolini, que apareceu morto pouco tempo antes do filme começar a ser exibido. Este filme está banido numa série de países, devido às cenas de nudez, violência e sadismo.

Para se ver este filme, é preciso ter estômago. Eu já tinha visto uma parte há muitos anos atrás, na RTP2. Desta vez vi o filme do princípio ao fim. Fiquei com uma data de perguntas que gostaria de obter resposta, mas creio que o realizador não teve tempo de responder ao que eu gostaria de saber. O filme, para quem o conseguir ver até ao fim, deixa os espectadores desconfortáveis. Existem lições a tirar, quando conseguimos colocar de parte a violência e os extremismos das acções dos participantes. O filme explora vários temas, entre eles: Corrupção, Abuso de Poder, Sadismo, Perversão, Sexualidade e Fascismo.

Quanto à sinopse, o filme decorre em Itália, após a queda de Mussolini [1943], durante o Outono de 1944. 4 homens - um Presidente de um Banco, um Bispo, um Duque e um Juiz mandam raptar 18 jovens - 9 rapazes e 9 raparigas, todos eles ainda adolescentes, para os sujeitarem a 4 meses de torturas de todos os tipos.

8 comentários:

  1. Um clássico e talvez umas das obras primas de Pasolini. Assisti duas vezes, uma na telona e uma na net. Definitivamente precisa ter estômago pela crueza das cenas e também porquê ele nos remete a uma inflexão sobre o nosso eu interior corroído de perversidades sempre mascaradas.
    Sem qualquer dúvida um filme obrigatório de se ver.

    Beijão

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viste no cinema? Nos anos 70? Uau! Muita gente deve ter saído a meio ou assim, para ir vomitar, não? ;P

      É isso mesmo, Paulo! Que bom! Não diria melhor!

      Também te questionaste sobre o motivo de elegerem aqueles miúdos? Que razões deram às famílias para os levar? O que terá acontecido aos que escaparam - supondo que eles de facto os libertam?

      Apesar da crueldade, fiquei cheio de perguntas na cabeça e gostava mesmo de as ver esclarecidas. :)

      Abreijos :3

      Eliminar
  2. Vi-o muito miúdo, quando passou na RTP2. Eu tinha por hábito consultar a programação previamente e, na medida em que sempre tive TV no quarto, assistia àquilo que me interessava, sem o conhecimento dos pais, claro.

    Não era indicado para a minha faixa etária e consternou-me um pouco, devo dizê-lo.

    um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Atrevo-me a dizer que vimos o filme no mesmo serão de domingo na RTP2! [risos]

      É um filme muito violento, do qual temos de saber filtrar o que realmente será importante debater. Gostava de conseguir saber mais sobre o filme, as motivações, o que terá levado o realizador a fazê-lo, o que teriam pensado os atores ao interpretar os papéis... Uma série de coisas.

      Um abraço. :)

      Eliminar
  3. Copiaria fácil o mesmo comentário acima do Francisco: Estou preferindo outros tipos de filmes. Assiti o Jogens (holândes) que é muito fofo, no cinema aqui em Sampa semana passada, mesmo o filme sendo de 2014.
    Abraços.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ronaldo! Tudo bem?

      Eu não tenho visto "este" tipo de filmes. (risos) Vi este filme, e tirando as partes macabras, consegui filtrar o que achei interessante para debater sobre ele. Antes desta postagem, coloquei uma com pelo menos 10 filmes, a propósito do dia do cinema. Se puderes, dá uma olhada. :)

      Quanto ao filme Jogens, já o vi o ano passado. Muito fofo mesmo! Creio que o vou rever e deixar a indicação aqui no blog!

      Obrigado pela visita! Abreijos :)

      Eliminar

Olá! O teu comentário é sempre bem-vindo!
Comenta, opina, expressa a tua opinião! Este espaço é teu!

Se quiseres contactar connosco, envia-nos um email para:

entrelinhasdirecionadas@outlook.pt

Esperemos que tenhas gostado do blog e que voltes sempre!

Entrelinhas Direcionadas: Felizes Aqueles Que Sabem Ler Nas Entrelinhas! | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © 2016 | POR:
COMPRE AQUI O LAYOUT QUE SEU BLOG MERECEBILLION DOLLAR LAYOUTS