17/08/2016

Existo,logo penso! #1.10 [PT]


E eis que chegamos aos 200 posts aqui no blog! Na verdade este é o 201º post! confesso que até eu me espanto por já ter chegado a este número, mas, bem vistas as coisas, não existem motivos assim tão grandes para me admirar. Quando comecei o blog, comecei a escrevê-lo de forma privada. queria começar, desde o início do blog a habituar-me ao pouco feedback que existe na comunidade de bloggers em portugal. é uma vergonha, mas assim são as pessoas. eu gosto de ler e de comentar alguns blogs. Dentro desse nicho de blogs que acompanho, leio tudo o que escrevem e em 99% dos casos, deixo sempre um comentário. Em parte porque creio que quem escreve, gosta de saber que alguém se deu ao trabalho de ler o que escreveu, mesmo que seja uma tolice ou parvoíce. Caso contrário, não se teria dado ao trabalho de sentar-se em frente do computador e escrever. Infelizmente, muita gente não pensa assim. Gostam que comentem os seus blogs mas não se dão ao trabalho de sequer ler o que os outros escrevem. E é por culpa dessa atitude que a blogosfera em Portugal está no estado em que está. 

Quem vive em Portugal, sabe que este ano o Verão está a ser anormalmente quente. As temperaturas tem estado bastante acima da média, pelo menos em algumas zonas do país. No Porto, creio que nunca tivemos um Verão com temperaturas tão altas. semanas de sol e calor a fio, acabaram por trazer uma das coisas piores de todos os Verões em portugal. Os incêndios. E aqui permitam-me uma teoria da conspiração. Não é curioso que, dias antes do Inferno em que vivemos nas últimas semanas, os noticiários tenham dito: "Estamos a viver o melhor ano em termos de não haver incêndios da última década....". A mim, dito desta forma, pareceu-me claramente um desafio lançado a pessoas doentes e criminosas, que de imediato morderam o isco. Em duas semanas apenas, ardeu mais floresta, morreram mais pessoas e houve mais danos materiais em bens, casas, animais, do que em todo o registo que existe dos incêndios até hoje. Parece-me claramente uma conspiração contra a natureza.

Um dos pontos que não me encaixa, de todo, na minha cabeça é: será que as pessoas têm noção que, ao destruírem as florestas, estão a dar cabo da única fonte de oxigénio que elas precisam para viver? Será que não percebem que ao acabarem com as florestas, deixarão de ter ar para respirar? Parecem condenar-se a si e aos outros à morte prematura, levando consigo todo o Planeta. Sinto que quem faz estas coisas, pensa que todo o Mal só atingirá o Planeta daqui a muito tempo. Talvez pensem que só começarão a ver as consequências daqui a 100 ou 200 anos. Infelizmente para eles e para nós, isso é uma hipótese pouco plausível. A continuarem a dar cabo das florestas um pouco por todo o mundo, é certo que o planeta esgotará as reservas bem mais cedo do que suposto e previsto pelos cientistas. Junte-se a isto as alterações climáticas e a própria instabilidade da Natureza, que quando quer, gosta de ser bem caprichosa e mostrar que quem manda aqui é ela, não somos nós. Ela apenas tolera-nos, como animais que somos, mas se houver necessidade de acabar connosco, certamente ela fá-lo-á.      

As pessoas que provocam os incêndios, são muitas vezes condenadas a penas ridículas. Soube de casos em que os pirómanos foram condenados a apresentações periódicas na esquadra de polícia mais próxima, sendo que, mal saíam do tribunal, a caminho de casa faziam um desvio para atearem mais um fogo. A justiça popular critica e condena estes miseráveis a serem atados a um pinheiro e a serem incinerados pelo fogo. Mas - pergunto-me eu, que nada sei - ao fazer-se isto, não se estaria a provocar um novo foco de incêndio? Estaria-se literalmente a combater "fogo com fogo." Só que não acho que esta fosse a medida mais eficaz. Nada de bom se obteria com esta medida. Então, perguntam vocês e muito bem, de que forma se deveria punir os malandros que causam incêndios?

Tudo deveria começar com a limpeza e prevenção das florestas, campos e casas. Se os donos dos espaços tivessem o trabalho de, ao longo do ano, ir limpando e cuidando daquilo que é seu, creio que o risco de haver incêndios de grandes proporções diminuiria consideravelmente. Claro que isto tem custos. Mas quem tem bens, deve cuidar deles, não é mesmo? Na casa onde vivo, tenho um quintal grande. O espaço dele daria para construir duas casas iguais àquela onde vivo. Pelo menos duas vezes por ano tenho de mandar limpar o quintal, devido à vegetação que cresce rapidamente, principalmente no Inverno. Os solos são férteis e por isso tudo brota com facilidade. é chato, claro que sim. Nem eu queria ter um quintal tão grande. Mas, por outro lado, é agradável ter um espaço verde em casa, onde posso cuidar da natureza e apreciá-la.

Quanto aos pirómanos, talvez penas de prisão não sejam o mais adequado a eles. Serem condenados a doar todo o seu dinheiro e bens às vítimas do incêndio e aos bombeiros que o combateram era um começo. Como a maior parte não teria bens que chegue, deveriam trabalhar para reconstruir todo o mal que provocaram. também poderiam ser sujeitos a algum tipo de tratamento - quem sabe hipnose? - que os fizesse perder o gosto e a loucura por atear fogos.

Claro que é fácil falar assim, pensarão vocês, quando não se foi vítima de um incêndio. É verdade. Dou a mão à palmatória quanto a isso. Mas temos de pensar em medidas eficazes e que realmente sejam eficazes. As minhas medidas são poucas, talvez até nem resultem muito bem, mas pelo menos são novas medidas. Existem casos em que uma justiça pelas próprias mãos não será a mais indicada.

Enquanto portugal está literalmente a arder, embora finalmente as temperaturas estejam a baixar e hoje até já choveu um bocadinho por aqui, no outro lado do Oceano, no Brasil, estão a decorrer os Jogos Olímpicos. Muitas vozes se mostraram descontentes por um país onde falta tudo, como é o caso do Brasil, ter conseguido a oportunidade de os realizar. Muitos milhões foram investidos em todas as infraestruturas. quando acabarem os Jogos Olímpicos, a minha dúvida é: o que irão fazer com aquelas infraestruturas todas? Será que ficarão ao abandono como aconteceu com muitos dos estádios de Portugal, no Europeu 2004? Muitas prefeituras do Brasil não terão dinheiro para sustentar os custos de manutenção dessas infraestruturas. E enquanto uma cidade vibra com os Jogos, outro lado da mesma cidade e todo o restante país, chora com fome, com falta de coisas tão básicas como um tecto para dormir e educação, instalações sanitárias, rede de esgotos, rede de águas, civismo e altos níveis de pobreza.

Claro que foi importante esta "milestone". Os Jogos Olímpicos no Rio são os primeiros a serem realizados na América do Sul. Mas tem tanta coisa que faz falta e é bem mais importante, que espero apenas que graças a estes Jogos Olímpicos, muitas empresas internacionais decidam investir no Brasil e assim ajudarem o povo irmão a se erguer de novo e a superar uma das mais graves crises na História do país.

10 comentários:

  1. Agradecendo e retribuindo o carinho da visita e registro lá no Enfim!
    Participo deste mundo dos Blogues já há muito tempo. Foram diversas fases bem diferentes da atual. Hoje os comentários realmente são escassos mas não ligo muito para isto. Entendo que o mundo anda mais corrido hoje em dia e o tempo cada vez menor. Enfim, confesso que receber comentários é algo e faz bem sim. Nem que seja uma carinha de registro apontando que o leitor passou por lá.
    Seguindo o Sphinx, pelo que vi gostei muito, Sua forma de compartilhar seus pensamentos e emoções através de letras, vírgulas e pontos é muito legal.

    Parabéns meu caro ...

    Beijão

    ps: Se as coisas andam assim por aí no primeiro mundo, tente imaginar como estão por aqui nos trópicos. Calamidade total. A culpa? Sempre nossa ... HOMENS ... que pena ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Bratz!
      Que bom escutar você por aqui! Que bom ler suas palavras, cheias de carinho! Gosto muito de saber que me estás seguindo, eu também sigo já o teu blogue!

      Um beijo e muito obrigado uma vez mais pelas palavras! ^^

      Eliminar
  2. Bom amigos, vamos lá falar sobre os 3 temas que tocas aqui:

    1º Bloguesfera
    Que tanto me deu a conhecer pessoas fantásticas e outras nem por isso. Escrevo há 6 anos, para bem de uns, e mal de outros. A Eurovisão da Bloguesfera. Eu voto em ti e tu votas em mim. Ou fazemos uma orgia em casa de um, e votamos todos uns nos outros. Ups eu não disse nem escrevi isto ok

    2º Incêndios
    Tudo isto é um negócio, onde alguns ganham com os milhares do aluguer dos aviões e outros perdem tudo. Literalmente tudo, muitos colocam-se dentro de tanques com animais para não morrerem queimados. Outros fogem e deixam os animais presos, para depois pedirem apoios. O Ser Humano no seu melhor...
    Tanto que eu poderia escrever e muitos de vós, que não conhecem a realidade, diriam que eu bebi um copo a mais. Quem perdeu tudo, acena a cabeça e diz que eu afinal teria alguma razão...

    3º Jogos Olímpicos.
    Estás preocupado com isto? Um Brasileiro sentiu-se ofendido por eu ter escrito que o Brasil sendo um pais de 3º Mundo em questões LGBT. Ele afirmou que o Brasil é um País de 1º Mundo e que está ao nível de uma França...
    Onde colocaremos a Suécia, a Dinamarca, a Holanda e afins?!

    Os Romanos não chegaram ao Brasil, mas enviou o Circo que os pobres tanto adoram através do povo "Que não se governa, nem se deixa governar" Mas que tem a mania que são os Maiores...

    Tanto chico esperto, que pensa que a sua maezinha era a única na terra, por ter criado um filho assim...

    Grande abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As pessoas são como são. Desde que nos respeitem, por mim, não há problemas. ;)

      Eliminar
  3. P.S Parabéns pelo 200 post, que não acabes este e comeces um quinto ou sexto blogue... Que Canseira :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Está descansado Francisco, este é o meu último blog! Não tenho quaisquer intenção de o fechar nem de recomeçar tudo de novo! começo a ficar velho para isso! [risos]

      Eliminar
  4. Já uma vez te disse para não te preocupares com os comentários. Escreve por prazer, por necessidade, pelo que queiras. :)

    Em relação aos incêndios, deixei expressa a minha posição no meu blogue. O Código Penal prevê o crime de incêndio florestal e com nuances agravantes. Aos inimputáveis prevê, ainda, o internamento nos meses de maior risco.

    Os Jogos Olímpicos... Mal ou bem têm lugar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Mark! Pois bem, assim o tenho feito! E de facto agora sinto-me mais "livre"! É verdade que por vezes até me apetece escrever algo, mas depois, lá surge alguma coisa e deixo para depois. Felizmente, o Mundo está repleto de coisas das quais poderemos falar e abordar. ;)

      Parece que finalmente os fogos vão começar a dar tréguas. Também já consumiram mais do que deviam.

      Quanto aos Jogos, o Brasil conseguiu, perante muitas dúvidas e confusões, com a questão da Dilma e assim, organizar e deixar uma boa impressão ao resto do Mundo! Muito satisfeito por isso! ^^

      Abração :)

      Eliminar
  5. Olá,estou em mode pause,mas,vim agradecer e parabenizar pelo post 200
    em relação à blogosfera e às florestas, não é exclusividade somente de Portugal, em inúmeros lugares do mundo está da mesma forma. Respeito o modo, jeito e tempo de cada blogueiro,mas, muito me incomoda : "Leio (naquela base), comento , mas acho inútil , a não ser para receber retribuição/visita/seguidores/curtidas/+1" ; a gentileza é astuta em diversas situações, e aproveita dessas ocasiões para satisfazer suas necessidades, tanto lá, como acolá!
    Não, as pessoas não tem noção e nem existem medidas eficazes e que realmente sejam eficazes. Queimar já liberta mais CO2 e , claro, reduz a quantidade de árvores para absorver esse CO2 e libertar O2, aumentando gases de estufa e causando danos à atmosfera e assim, ao fim e à cabo, logo o planeta esgotará as reservas bem mais cedo do que suposto e previsto e que cada um pague pelas consequências!
    Com relação às Olimpíadas,claro que com tanto investimento, esperamos que fiquem legados para a(s) cidade(s) e população e claro, que este dinheiro poderia ter sido utilizado em /no que nos faltam basicamente, mas, claro,também, que o problema não é gastar onde não se precisa,mas , sim, fechar o ralo que desvia o dinheiro, tanto para o nosso básico, como para fazer este grande evento...Belos dias, abraços!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Felisberto!
      Muito me congratulo com a tua vinda! ^^
      Já acompanho o teu blog há anos, é um prazer ler os teus belos textos! Espero que venhas mais vezes e sempre comentes como desejares! ^^

      Obrigado pelas palavras e espero que tudo esteja indo conforme desejado na tua vida!

      Um grande abraço :3

      Eliminar

Olá! O teu comentário é sempre bem-vindo!
Comenta, opina, expressa a tua opinião! Este espaço é teu!

Se quiseres contactar connosco, envia-nos um email para:

entrelinhasdirecionadas@outlook.pt

Esperemos que tenhas gostado do blog e que voltes sempre!

Entrelinhas Direcionadas: Felizes Aqueles Que Sabem Ler Nas Entrelinhas! | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © 2016 | POR:
COMPRE AQUI O LAYOUT QUE SEU BLOG MERECEBILLION DOLLAR LAYOUTS