30/08/2016

Antigamente é que era bom... #1.9 [PT]

O tema "Cidade Maravilhosa" tornou-se na década de 60, no hino da cidade do Rio de Janeiro. Foi cantado pela primeira vez em 1934, pela irmã de Carmen Miranda, Aurora Miranda e por André Filho. Este tinha-a composto para Carmen Miranda, mas esta preferiu que fosse a irmã dela a cantar, já que a queria lançar no estrelato, devido ao seu talento.

Eis a versão original:

Cidade maravilhosa
Cheia de encantos mil
Cidade maravilhosa
Coração do meu Brasil

Cidade maravilhosa
Cheia de encantos mil
Cidade maravilhosa
Coração do meu Brasil

Berço do samba e de lindas canções
Que vivem n'alma da gente
És o altar dos nossos corações
Que cantam alegremente

Cidade maravilhosa
Cheia de encantos mil
Cidade maravilhosa
Coração do meu Brasil

Cidade maravilhosa
Cheia de encantos mil
Cidade maravilhosa
Coração do meu Brasil

Jardim florido de amor e saudade
Terra que a todos seduz
Que Deus te cubra de felicidade
Ninho de sonho e de luz

Cidade maravilhosa
Cheia de encantos mil
Cidade maravilhosa
Coração do meu Brasil

Cidade maravilhosa
Cheia de encantos mil
Cidade maravilhosa
Coração do meu Brasil

6 comentários:

  1. Respostas
    1. Este é o hino da cidade do Rio de Janeiro! De acordo com o Jonas, o Rio de Janeiro tem mais dois hinos. Um foi criado para comemorar o 4º Centenário da cidade e outro, mais antigo, foi criado no ano de 1889, é o hino do Estado do Rio de Janeiro. Porém, toda a gente conhece é o hino da cidade mesmo. ^^

      A título de curiosidade, deixo aqui os outros dois hinos:

      *Hino do Estado do Rio de Janeiro [1889]*

      Fluminenses, avante! Marchemos!
      Às conquistas da paz, povo nobre!
      Somos livres, alegres brademos,
      Que uma livre bandeira nos cobre.
      Fluminenses, eia! Alerta!
      Ódio eterno à escravidão!
      Que na Pátria enfim liberta
      Brilha à luz da redenção!
      Nesta Pátria, do amor áureo templo,
      Cantam hinos a Deus nossas almas;
      Veja o mundo surpreso este exemplo,
      De vitória, entre flores e palmas.
      Fluminenses, eia! Alerta!…

      Nunca mais, nunca mais nesta terra
      Virão cetros mostrar falsos brilhos;
      Neste solo que encantos encerra,
      Livre Pátria terão nossos filhos.
      Fluminenses, eia! Alerta!…
      Ao cantar delirante dos hinos
      Essa noite, dos tronos nascida,
      Deste sol, aos clarões diamantinos,
      Fugirá, sempre, sempre vencida.
      Fluminenses, eia! Alerta!…
      Nossos peitos serão baluartes
      Em defesa da Pátria gigante;
      Seja o lema do nosso estandarte:
      Paz e amor! Fluminenses, avante!

      *Hino do 4º Centenário da cidade*

      Eu sou o samba
      A voz do morro sou eu mesmo sim senhor
      Quero mostrar ao mundo que tenho valor
      Eu sou o rei do terreiro
      Eu sou o samba
      Sou natural daqui do Rio de Janeiro
      Sou eu quem levo a alegria
      Para milhões de corações brasileiros
      Salve o samba, queremos samba
      Quem está pedindo é a voz do povo de um país
      Salve o samba, queremos samba
      Essa melodia de um Brasil feliz

      Qual o hino da cidade de São Paulo?

      Abreijos! ^^

      Eliminar
    2. Mas CIDADE MARAVILHOSA vai ser SEMPRE o hino do Rio de Janeiro! Adoro o Rio!

      Eliminar
    3. E é mesmo! Estás correcto! Cidade Maravilhosa é o hino do Rio! ^^

      Eu ainda não conheço o Rio de Janeiro pessoalmente, mas... adoro-o muito! Desejoso de ir até lá um dia destes! (risos)

      Eliminar

Olá! O teu comentário é sempre bem-vindo!
Comenta, opina, expressa a tua opinião! Este espaço é teu!

Se quiseres contactar connosco, envia-nos um email para:

entrelinhasdirecionadas@outlook.pt

Esperemos que tenhas gostado do blog e que voltes sempre!

Entrelinhas Direcionadas: Felizes Aqueles Que Sabem Ler Nas Entrelinhas! | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © 2016 | POR:
COMPRE AQUI O LAYOUT QUE SEU BLOG MERECEBILLION DOLLAR LAYOUTS