Dia do Trabalhador [PT]


Hoje é também dia do Trabalhador. Tudo começou a 1 de Maio de 1886, quando um grupo de trabalhadores se manifestou em Chicago. Estes trabalhadores exigiam uma redução nos horários de trabalho e participaram muitos milhares de pessoas. A manifestação não correu bem e durante os vários dias que ela durou, morreram algumas pessoas.

Anos mais tarde, a 1 de Maio de 1891, novos manifestantes juntaram-se, para lutar pela redução dos horários laborais, para as 8 horas. Esta manifestação ocorreu no norte de França e resultou na morte de 10 manifestantes.

Só no século XX é que a questão finalmente ganhou consenso. A 23 de Abril de 1919, o Senado Francês proclama o dia 1 de Maio como feriado e reduz o horário de trabalho para as 8 horas. No ano seguinte, a antiga União Soviética, actual Rússia, adopta o dia 1 de Maio como feriado nacional, sendo seguida por inúmeros países um pouco por todo o Mundo.

Em Portugal, esta data foi proibida durante o tempo da ditadura. Só depois do 25 de Abril de 1974, é que se voltou a comemorar livremente esta data, sendo feriado nacional. Porém, muitas empresas actualmente não respeitam essa data, obrigando os trabalhadores a estarem presentes, seja para trabalhar, seja para participarem noutras actividades do interesse das entidades empregadoras.

Comentários

  1. Tanta trabalheira, e o feriado cai a um Domingo?! Não há condições ehehehehehehehe

    Grande abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A mim Francisco, pouca diferença me faz. Se tiver clientela todos os dias, tanto melhor! :P

      Mas sim, eu entendo! :)

      Abraço :3

      Eliminar

Enviar um comentário

Olá! O teu comentário é sempre bem-vindo!
Comenta, opina, expressa a tua opinião! Este espaço é teu!

Se quiseres contactar connosco, envia-nos um email para:

entrelinhasdirecionadas@outlook.pt

Esperemos que tenhas gostado do blog e que voltes sempre!

Mensagens populares deste blogue

Sexo oral. Porém escrito!

Projecto "Baleia Arco-Íris" [Update]

Animal X Animal