12/04/2016

Era Uma Vez... A Sapinha Vaidosa!

A Sapinha Vaidosa!

Era uma vez, numa linda manhã de Verão, o sol iluminava o lago coberto de nenúfares verdes rodeado de flores onde viviam três sapinhos.

Mimosinha era uma sapinha vaidosa, colocava fitas e laços no cabelo e usava sempre óculos de sol para fingir que não via ninguém. Achava-se a mais bonita de todas, passando o dia a ver-se ao espelho e a pentear o cabelo.

Sapudinha, a vizinha do lado, era uma sapa simpática e alegre. Ela sofria de Trissomia 21 e vivia escondida entre as flores, sempre na sua cadeira de baloiço, pois tinha vergonha de ser assim.

Saltitão, o sapo que passava os dias a saltar de nenúfar em nenúfar, treinava os seus saltos, pois não era lá muito bom saltador. Ele tinha uma pata mais curta que a outra. Por vezes, escorregava e caía ao lago, mas logo tentava saltar outra vez.

Sapudinha e Saltitão eram muito amigos. Depois de lancharem, saltavam de nenúfar em nenúfar cada um à sua maneira. No lago onde viviam todos os dias acontecia a mesma coisa. Mimosinha nunca queria participar nas brincadeiras dos outros sapos e dizia:

- Não quero molhar os meus óculos, nem estragar as minhas fitas nem os meus laços, pois o meu cabelo tem que estar sempre bonito!

Naquele dia, enquanto Mimosinha apanhava um banho de sol, Sapudinha tentava colocar a sua cadeira numa posição mais virada para o sol, quando de repente...

Splashhh, Splashhh, Splashh!

Sapudinha cai à água e encharcou a Mimosinha!

Mimosinha, que estava a dormir uma sesta, fica furiosa e diz:

- Sapudinha! Tu és tão parva que ao saltar molhaste-me toda, vai para longe de mim que já me estragaste o penteado!

Muito triste, Sapudinha foi para um nenúfar bem longe dali. Depois de arranjar o cabelo, Mimosinha lá se deitou novamente no seu nenúfar a apanhar sol.

A poucos nenúfares dali, Saltitão andava a treinar os seus saltos. Dava um salto bem e no outro... lá ia ele à água, mas rapidamente se colocava em posição para um novo salto, até que...

CATRAPUMMM!

Saltitão caiu em cima da Mimosinha!

Ela muito furiosa diz:

- Saltitão! Seu idiota! És mesmo um coxo estúpido! Olha o que fizeste! Partiste os meus lindos óculos!

-Desculpa Mimosinha! Não foi de propósito, tropecei! - respondeu com voz trémula Saltitão.

Mimosinha muito irritada afirma com ar malévolo:

- Tu sabes que não podes andar a saltar! A tua perna é pequena demais para seres bom nisso, nunca conseguirás ser melhor do que eu!

Saltitão foi-se embora a coxear, muito triste com a atitude da sapa Mimosinha. Passado algum tempo, o céu ficou mais escuro e uma sombra aproximou-se do lago. Mimosinha estava tão distraída a arranjar os seus cabelos que não se apercebeu do perigo que corria.

Sapudinha, muito assustada, avisou o Saltitão:

- Saltitão! Olha! É uma águia enorme! Esconde-te!

- Temos que ir avisar a Mimosinha! Ela corre perigo! - grita Saltitão já a saltara caminho de Mimosinha.

Sapudinha dá a pata ao Saltitão e diz:

- Tens razão! Anda! Eu ajudo-te!

E lá foram eles, mesmo com as suas limitações, saltando de nenúfar em nenúfar para irem avisar a Mimosinha, apesar de ela ser má para eles.

No momento em que a águia ia agarrar a Mimosinha para a comer, Saltitão e a Sapudinha saltaram para cima do nenúfar levando a Mimosinha para o fundo do lago ficando os três submersos e camuflados no meio das folhagens. E assim permaneceram juntos até que a águia se afastou dali.

Quando se viu livre de perigo, Mimosinha, apesar de molhada, de não encontrar os seus óculos de sol e dos seus lindos laços estarem todos sujos, estava feliz por estar sã e salva junto da Sapudinha e do Saltitão, que apesar de serem diferentes e desajeitados, lhe salvaram a vida.

- Desculpa Mimosinha não te queríamos molhar mas a águia ia na tua direcção para te atacar e esta foi a única forma de te salvar - disse Saltitão um pouco magoado na sua pequena pata.

- Eu sei que não gostas que eu salte à tua beira mas só assim é que te podia esconder lançando-me para o teu nenúfar - disse Sapudinha muito ofegante e corada.

Mimosinha muito arrependida disse:

- Vocês não têm que pedir desculpa... Eu é que vos peço. Estou sempre mais preocupada com a minha vaidade e não com o que está em meu redor, desconhecendo os perigos que corria por preferir estar sempre sozinha. Peço-vos desculpa por não querer brincar com vocês e principalmente por vos criticar e desvalorizar as vossas qualidades como amigos, achando que eu sou sempre melhor que os outros.

A partir desse dia a Mimosinha tornou- se uma sapinha humilde e amiga. Deixou a vaidade para trás e começou a brincar e a saltar com os seus amigos. Mimosinha ajudava a Sapudinha a mudar de posição da sua cadeira de baloiço e começaram a fazer ginástica todos juntos.

Quando o Saltitão queria dar um salto mais longo a Mimosinha dava-lhe a sua pata para ele se equilibrar.E assim, Mimosinha estava sempre pronta a ajudar os seus amigos o que tornava aquele lugar ainda mais bonito.

************************************************************************



NEE retratada: Trissomia 21

A Trissomia 21, mais conhecida por Síndrome de Down é uma anomalia genética ao nível dos nossos cromossomas, no qual o cromossoma 21 tem 3 cromossomas em vez de apenas 2.

Características:

O rosto é arredondado, sendo a parte detrás da cabeça achatada. Os olhos tem uma ligeira inclinação das fendas palpebrais, contendo também pequenas dobras de pele no canto interno dos olhos. A boca é pequena, o nariz é achatado. As orelhas, mãos e pés costumam ser mais pequenas que o normal.


Origens:

Existem indícios que comprovam a existência da Trissomia 21 já no tempo das pinturas ruprestes. Apesar disso, só em 1866 é que John Down fez a apresentação clínica deste síndrome.


Ideias e Sugestões para criarem: "A Sapinha Vaidosa"

Para as personagens:

Tampas de garrafas de água e iogurte; garrafas pequeninas; garrafa grande; Tecidos variados; Fio de pesca; Tampa de garrafa de detergente; Penas; Cartolina; Papel de jornal;


Para os cenários:

Cartão; Cartolina; Tecidos variados; Papel de Alumínio; Pedrinhas; Caixas de ovos; Tintas; Marcadores; Tampas de latas de chocolate em pó (para fazer a cadeira de baloiço);

Sem comentários:

Enviar um comentário

Olá! O teu comentário é sempre bem-vindo!
Comenta, opina, expressa a tua opinião! Este espaço é teu!

Se quiseres contactar connosco, envia-nos um email para:

entrelinhasdirecionadas@outlook.pt

Esperemos que tenhas gostado do blog e que voltes sempre!

Entrelinhas Direcionadas: Felizes Aqueles Que Sabem Ler Nas Entrelinhas! | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © 2016 | POR:
COMPRE AQUI O LAYOUT QUE SEU BLOG MERECEBILLION DOLLAR LAYOUTS